Para o melhor aproveitamento de sua consulta, siga estas orientações importantes:

Chegue ao consultório com pelo menos 10 minutos de antecedência para os registros necessários. 

Nunca omita nenhuma informação sobre seus hábitos, sintomas e sinais, mesmo que não sejam questionados pelo médico; informe inclusive se toma medicamentos e quais. Se houver muitas informações anote-as e leve como lembretes para a consulta.

1. Uma boa consulta médica para ser efetiva, deve abordar:

o relato dos sintomas e o início deles, além da sua queixa;

a história de como evoluíram os sintomas desde o seu início;

a história de doenças anteriores, inclusive em familiares;

o exame físico onde o médico examina as diferentes partes e órgãos do corpo utilizando-se das mãos e do estetoscópio (normalmente utilizado para auscultar coração, pulmão e abdome).

2.Com estes dados, o médico elabora uma hipótese diagnóstica, que é a sua suspeita sobre a doença; solicita exames complementares, se necessários, para confirmar o diagnóstico e prescreve o medicamento mais indicado, se isto for possível naquele momento.

Poderá ser necessário aguardar a confirmação do diagnóstico, através do resultado dos exames, para depois prescrever os medicamentos. 

3. Peça para o médico explicar o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico (perspectiva de resolução da doença com o tratamento). 

4. Pergunte qual o objetivo dos exames solicitados e certifique-se de que o médico escreveu a justificativa na solicitação. Isto será necessário para a obtenção de sua senha, se o exame exigir. 

5. Observe se a receita médica está legível, se a quantidade e a forma de tomar os medicamentos está clara e fácil de entender. 

6. Exija sempre que o médico carimbe, date e assine a receita médica. 

7. Caso não possa comparecer à consulta, desagende-a junto à secretária do médico, com pelo menos 24 horas de antecedência e notifique a Central de Atendimento (3228 - 8000), informando o nome da pessoa com quem você desagendou a consulta, o dia e a hora.

Lembre-se: se não houver desagendamento, a consulta será cobrada pelo médico e o custo será repassado ao titular do plano.

 

 

 

PARCEIROS

  

MOD_BREADCRUMBS_HEREHome Dicas do Hospital Consulta Médica